Mini cactos: como cuidar das plantinhas mais charmosas de todas



Aloha!

Você já ouvir falar em mini cacto? A plantinha que traz um charme extra para qualquer cantinho.


Por serem fáceis de cuidar e a manutenção não ser tão chata, os cactos tem sido os favoritos do momento dos moradores das grandes cidades que desejam ter um pedacinho da natureza dentro de casa.

Os mini cactos, pra quem está pensando adotar um, são uma ótima opção de decoração, eles com certeza transformam o ambiente em que são colocados, são lindos e não dão tanto trabalho para cuidar comparado a outras plantas. Mas como todo ser vivo, precisam de cuidados e muita atenção. Por isso, depois de muita pesquisa, trouxe para vocês os cuidados que é preciso ter com seu mini cacto. Assim, você poderá se jogar nessa tendência.



Sob o Sol
A primeira coisa que você deve entender, é que os cactos gostam de lugares ensolarados. Eles são plantas de deserto e apenas a claridade do local que você pensa em coloca-lo talvez não seja o suficiente. O ideal é que eles tomem um solzinho, pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana.
Muitas pessoas colocam seus minis cactos no banheiro. Ficam uma arraso mas o problema é que nesse ambiente, normalmente, não há quantidade relevante de luz solar. Não há uma qualidade de luz solar ali, o que é prejudicial para as plantinhas. Então fica a dica: o seu cacto gosta de tomar um solzinho. Coloque ele em algum lugar que bata bastante luz solar e assim ele possa se deliciar com os raios solares e permanecer lindo e saudável.



Flores
Talvez você já tenha visto algum mini cacto com florzinhas coloridas. Elas são lindas, porém são de mentira! #CêAcredita
E querendo ou não elas são muito prejudiciais aos cactos. Para coloca-las, é preciso furar os cactos com uma agulha ou alfinete. Se você tem um desse em casa, o melhor é tirar a flor para que a planta cicatrize essa região e possa crescer normalmente. Mas, calma, os mini cactos podem dar flores de verdade, sim. Geralmente elas duram pouco tempo, 3 ou 4 dias, e são bem fininhas e delicadas. Então não vá arrancando qualquer florzinha que aparecer no seu mini cacto, fique de olho nele e na florzinha.


 Na hora de regar
Alguns dizem que a rega deve ser feita de 7 em 7 dias, outros falam que deve ser feita a cada 15 ou 20 dias. Mas, isso depende muito. Caso o seu cacto fique direto no sol, a água vai evaporar mais rápido então será necessário regar em um intervalo menos. Aqui vai uma dica para você não ficar doida, nem neurótica com essa questão: cheque a terra. Isso mesmo, coloque o dedo na terra e veja se ela está seca ou não. Se estiver seca é porque ele precisa de água, caso o contrario da para esperar um pouquinho.
Mas o quanto de água eu devo colocar?
Você pode regá-lo com uma colher de sopa. Durante o inverno, a quantidade de regagem deve diminuir.

Crescimento
Se você quiser que seu cacto deixe de mini, é só o colocar em vasos maiores e alimenta-lo com substrato. Fique atento se você decidir fazer isso, é preciso tomar todos os cuidados porque o cacto pode crescer desordenadamente por conta da falta de luz e pode começar a ficar torto ou mais fino. Para que ele fique mantê-lo definido e saudável, é preciso deixa-lo em vasinhos menores com pouca terra e pouco substrato.


Onde comprar:
Você pode acha-los em supermercados ou em lojas de flores, normalmente eles custam entre R$ 3,00.

Dica rápida:
Evite balançar ou mexer os mini cactos, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento.







Comentários

Postagens mais visitadas